14.2.08

Simone de Beauvoir

"Ela havia tomado o seu banho. Depois , enquanto ela se arrumava na pia, tive um súbito impulso. Ela sabia que eu a havia fotografado, porque ouviu o clique da minha confiável Leika Model F. “Homem travesso“, disse ela."



Era 1952, ela tinha 44 anos de idade. Simone de Beauvoir é sem dúvida um icone feminista, e essa imagem causou polêmica, imagem que como muitos dizem revela a mulher como um objeto sexual. Ela estava no apartamento de Nelson Algren, um dos amantes mais famosos da eterna companheira de Jean-Paul Sartre.
Só uma coisa a dizer, esta mulher estava a frente seu tempo, dedicou seu pensamento à elucidação do caráter absolutamente artificial do papel sexual na sociedade.
A situação contemporânea da mulher, seus direitos, suas possibilidades, só foram possíveis através de um processo que essa mulher ajudou a realizar. Não sou conhecedora de sua obra mas não sinto nenhuma ameaça a ela, ao que pensa, quando a vejo arrumar os cabelos e despreocupada dizer em tom sarcastico: "homem travesso"... Isso é liberdade.

Um comentário:

  1. poxa, q legal... vc tbm tem um blog, e um ótimo blog! passarei a visitá-lo e recomendá-lo com frenquência!!!

    ah, obrigado pelos comentários q fizeste aos meus "devaneios"... hehe... e claro, precisarei de um boom!!! hehe...

    beijos

    ResponderExcluir