1.3.09

danei a declamar poesia pros meus amantes
e recordar calmamente as cenas mais alegres da vida - até aquelas que ainda não vivi.
como um déjà vu [ou nostalgia]

***

li hoje que os chimpanzés têm (alguma, e seja lá qual for) noção de eu. eles podem se olhar no espelho e reconhecerem-se.
hoje não me senti no topo da escala da evolução, quando acordei e não me reconheci na imagem que era refletida de mim: um misto de criança e mulher, de juventude e desesperança, de beleza com feiura (uma feiura braba daquelas). danei a reclamar com Jacuí minha situação, ele ou ela [1] me dava toda a atenção que precisava naqueles dez minutos matinais antes do café.

depois do banho me senti um dos seres mais bonitos do mundo e mais dono de si também.

________
[1] pois não é que troquei o sexo do meu gato? pensei ser uma femea e a dei um nome feminino, justifico: ela miava pra cacete e como uma homenagem aos nambikwara a nomeei como a flauta sagrada, na verdade não queria era ouvir aquele miado irritante; mas na quinta passada a vi fazendo xixi pra trás - típico comportamento masculino (se fosse a especie homo, falaria: "fazendo xixi em pé") - entrei em paranóia, agora aqueles olhinhos verdes tão meigos são de um macho que tem duas bolinhas enormes entre as patas, tá sendo dificil pra mim, ainda não lhe mudei o nome e acho injusto fazer isso agora.

3 comentários:

  1. de cara nova ... jacuí, jacuí ... o que você é já era ... um banho pra retomar a realidade ...
    vê se vc gosta "hoje, recordando o passado / não encontro nele senão quem não fui ..." Alvaro de Campos (é só um pedaço)

    ResponderExcluir
  2. nossa, mas que lindo rapaz o que esse outro escreveu um dia.

    ResponderExcluir
  3. e aí menina sambaqui ... vc tem escrito coisas como verdades sobre as historinhas que nos contam e contamos, para nós e para os outros ... tentei comentar na do dia 5, mas não deu. não se trata de planos, mas e as férias, o que pensas. hj li numa geladeira uma frase do Machado que é mais ou menos isso, que é aceitável não fazer o que quer até os 15 anos ... rsrs
    essa semana vc ainda vai a "sobre os tijolos de gigantes"?
    beijos

    ResponderExcluir